• Edição 131
  • 14 de setembro de 2006

Tome Nota

Prefeitura da UFRJ oferece serviço Horta em PET

Amanda Wanderley

imagem tome nota

A prefeitura da UFRJ oferece o serviço Horta em PET, um projeto de auditoria da geógrafa Maria Aparecida Inez Moreira Moraes que consiste em plantar ervas medicinais e temperos em garrafas PETS.

O serviço é uma alternativa contra a fome de comunidades de baixa inclusão social. Além de ser uma solução para espaços limitados, como aconteceu no último UFRJ Mar, em Cabo Frio, onde foram instaladas hortas em PET em varandas de condomínios.

Os objetivos do projeto são: mostrar a comunidade que a fome no mundo não é produto de falta de alimentos, e sim resultado de relações internacionais desiguais, injustas e desumanas; conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente em que vivem para melhoria da qualidade de vida; orientar a comunidade sobre a importância da reciclagem do lixo como a geração de renda e combate à fome e à miséria; criar hortas de ervas medicinais e temperos utilizando PETS, mostrando que a terra pode fornecer alimentos a todos os homens se todos forem solidários.

m exemplo de sucesso é a “Horta Comunitária da Prefeitura – aqui vai ser bom colher o que se planta”, onde atuam 30 trabalhadores da prefeitura, que nas fases anteriores do projeto fizeram a limpeza do antigo pátio das oficinas, retirando entulho e preparando os canteiros para o plantio. O sucesso foi tanto que ao invés de 20 canteiros, previstos inicialmente, a horta terá 50.

Para Maria Aparecida, autora e coordenadora do projeto, “a horta estimula o trabalho coletivo, promovendo o resgate cultural, a mobilização e a inclusão social, além de propiciar um momento de bem estar e de integração entre os trabalhadores envolvidos”.

A assessoria para instalação de hortas é oferecida gratuitamente pela prefeitura da UFRJ, tanto para as comunidades do entorno, quanto para a acadêmica. Para isso, os interessados devem enviar um e-mail para o prefeito Hélio de Mattos, helio@pu.ufrj.br.