• Edição 129
  • 31 de agosto de 2006

Fique de Olho

Exposição Paulo Freire

foto

O evento “UFRJ e Banco do Brasil – Uma parceria” foi encerrado com a inauguração, no salão anexo ao do Conselho Universitário (Consuni), da exposição “Paulo Freire – Educar para transformar”. Através de painéis e vídeos cedidos pela Fundação Banco do Brasil, a mostra visa resgatar a memória do educador pernambucano.

A partir do dia 29 de agosto, a Exposição Paulo Freire estará no Salão João do Rio, localizado em frente ao pátio central da Faculdade de Letras (FL/UFRJ), onde permanecerá por duas semanas. Terminado esse período, a mostra segue para a Faculdade de Educação (FE), no campus da Praia Vermelha. O Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ) também receberá, por três dias, a exposição.


II SEGAP na UFRJ

foto

O II Seminário de Gestão Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca no Brasil acontecerá de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2006, no Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), bloco G, sala 122, Ilha do Fundão. As inscrições para apresentação de trabalhos encontram-se abertas e podem ser preenchidas no site www.sage.coppe.ufrj.br/segap/. O novo prazo para envio de trabalhos será dia 15 de setembro e a divulgação dos aprovados será em 15 de outubro. As vagas são limitadas.

Segundo a comissão organizadora – formada pelos professores Antônio Marcos Muniz Carneiro (Coppe/UFRJ), Luiz Fernando Vieira (ONG Associação de Meio Ambiente/AMA Cabo Frio), Ricardo Coutinho (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira/IEAPM), Rogério Valle (Coppe/UFRJ) e Valeria da Vinha (Grupo Economia e Meio Ambiente/GEMA/IE/UFRJ) –, o objetivo do evento é propor uma reflexão sobre o desenvolvimento e a difusão de ferramentas de avaliação e gestão socioambientais da aqüicultura e da pesca no paradigma emergente da complexidade, como instrumentos apropriados e inovadores de intervenções promissoras para a rentabilidade máxima da produtividade em concomitância à reversão da degradação dos ecossistemas aquáticos e dos baixos índices de qualidade de vida.

O encontro é direcionado à três diferentes públicos:

Produção: pescadores e aqüicultores artesanais e industriais; empresários da pesca e da aqüicultura; profissionais de gestão ambiental de empresas dos setores de petróleo e energia elétrica; Consumidores, restaurantes e hotéis, supermercados; profissionais de gestão ambiental; lideranças de comunidades pesqueiras.

Regulação: dirigentes e técnicos de órgãos governamentais da aqüicultura/pesca e meio ambientes (Secretarias Municipais e Estaduais, SEAP, IBAMA).

Ensino e pesquisa: professores, estudantes e pesquisadores de ciências de gestão ambiental dos recursos pesqueiros e áreas afins.

Outras informações podem ser obtidas no site www.sage.coppe.ufrj.br/segap/, pelo telefone 2220-2097 ou pelo e-mail segap06@pep.ufrj.br.


VI Copa Campus de Futebol

foto

Estão abertas as inscrições para a VI Copa Campus de Futebol Society da UFRJ, que começará no dia 24 de setembro.

O evento, que envolve cerca de 500 alunos de vários cursos da universidade, contará com 32 equipes nessa edição e algumas novidades.

Para mais informações e inscrições, basta acessar o site www.ecomidia.net/copacampus.


Centro Cultural Professor Horácio Macedo em festa

foto

O Centro Cultural Professor Horácio Macedo divulga a programação do mês de Setembro. Logo na primeira semana acontecerá, no dia 1º, a Semana de Meteorologia da UFRJ/ 2006, de 13h às 20h, no Salão Nobre e Anfiteatro.

Nos dias 4, 5 e 6, acontecerá o International Symposium Scatterring, Coincidence and Absorption Studies of Molecules, de 9h às 17h, no Roxinho, Salão Nobre e Anfiteatro.

E, no dia 5, um evento musical, Alquimia Sonora, de José Rogério Licks, às 12h, no auditório Roxinho.

Outras informações no site www.cchm.ufrj.br.


I Semana de Diversidade Sexual

foto

O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO) realizará, no Campus da Praia Vermelha, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a partir das 13h, a I Semana da Diversidade Sexual. O objetivo é discutir as intensas transformações sociais, no que se refere à sexualidade, analisando a evolução dos debates da multiplicidade identitária e sexual. O evento atenta para a importância do debate acerca da pluralidade sexual humana e sua expressão na sociedade contemporânea.

Haverá palestras e mesas redondas com a presença de pesquisadores acadêmicos, professores, lideranças e formadores de opinião, alem de espaço para exposição de trabalhos que levantem a questão da pluralidade sexual e, à noite, uma programação especial de exibição de curtas-metragens promovido pelo Cinerama, cineclube da ECO.

Mais informações pelo e-mail diversidadesexual@gmail.com ou pelo telefone 3873-5080. Acesse a programação do evento pelo link: www.eco.ufrj.br/diversidade.


II Encontro de Botânica da UFRJ

foto

De 11 a 15 de setembro, a UFRJ vai sediar o II Encontro de Botânica. O evento, que tem como objetivos principais a integração entre graduação e pós-graduação e a divulgação das linhas de pesquisa da universidade na área, será composto pela apresentação de trabalhos de alunos, palestras de especialistas e excursões, mini-cursos e feiras botânicas. O evento é organizado pela professora do Instituto de Biologia da UFRJ, Maria Teresa Menezes de Széchy e pela professora do Museu Nacional, Mariângela Menezes.

Os estudantes que desejarem participar devem entrar em contato com a Comissão de Organização, através do e-mail mtmszechy@gmail.com. Para mais informações sobre programação do encontro e inscrição, acesse www.biologia.ufrj.br. Em caso de dúvidas ligue para Ana Caroline 9152-2389, Leonardo 9239-6717 ou Rômulo 9446-1048.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Exposição Aventura do Olhar

Nos dias 5 e 6 de setembro às 11h, Salão Vermelho estará exibindo a Exposição Aventura do Olhar, mostra de fotografias em técnicas pinhole e digital do Lab.Lata – programa de inclusão social da Vila Residencial da UFRJ. São 11 painéis com 275 fotos em cores e em preto e branco. O evento é o resultado do trabalho feito por 40 crianças e jovens, de 10 a 14 anos, moradores da Vila, sob a orientação do fotógrafo Bira Soares e do diretor de iluminação Zé Alailton.

Forum na Tela

Na próxima terça-feira, dia 5, às 18h30min, será exibido no Salão Moniz de Aragão, o filme Villa-Lobos, uma vida de paixão, de Zelito Viana.

Em seguida, haverá debate com Zelito Viana (cineasta) e o professor Samuel Araújo (EM/UFRJ).