• Edição 128
  • 24 de agosto de 2006

Resenha

Ciência e liberdade: escritos sobre ciência e educação no Brasil

capa do livro

Por: Francisco Conte

O nome de José Leite Lopes, fundador, com César Lattes, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e professor emérito da UFRJ, está indissoluvelmente ligado à história da implantação da pesquisa e da educação em nível universitário no campo da Física teórica no Brasil. Reconhecido internacionalmente, previu entre outras contribuições importantes a existência, já em 1958, do chamado bóson Z0 - uma partícula mediadora neutra nas interações fracas do núcleo do átomo.

Leite Lopes, porém, pertence àquela geração de cientistas, formada logo após a Segunda Guerra, que não se confinou olimpicamente em laboratórios ou gabinetes e que militou decididamente em favor das mais diversas causas democráticas e nacionais, com destaque para a da reforma das universidades. Ciência e liberdade recolhe rescaldos dessa luta. São artigos e depoimentos, produzidos ao longo de várias décadas, que denunciam o esforço de um importante segmento da intelectualidade brasileira que sonhou instaurar no País, tanto uma ciência e uma educação, conforme os padrões contemporâneos, como contribuir para a superação do nosso subdesenvolvimento.

Muitos desta geração pagaram caro por essa ousadia durante os anos de chumbo da ditadura militar. É o caso de Leite Lopes. Denunciado como “subversivo”, foi sumariamente aposentado da UFRJ, em 1969, com base no Ato Institucional n° 5, o AI-5 - o que o obrigou ao exílio onde continuou a exercer atividades docentes e de pesquisa.

Memória de um combate, depoimento de uma geração intelectual silenciada e signo de uma fértil utopia, Ciência e liberdade faz parte do arquipélago dos livros indispensáveis.

Autora: José Leite Lotes.

Editora UFRJ,CBPF/MCT, 1998, 288 p.

Organização: Ildeu de Castro Moreira