• Edição 128
  • 24 de agosto de 2006

Fique de Olho

Inscrições para o III ENEDS estão abertas

foto

Estão abertas as inscrições para o III Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, com o tema “A Tecnologia na Geração de Trabalho e Renda no Brasil”. O evento ocorrerá nos dias 31 de Agosto e 1º de Setembro de 2006 no auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), no campus do Fundão.

Para participar, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição e a doação de 1 kg de alimento não perecível. Essa ficha pode ser preenchida na página do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/UFRJ) – www.soltec.poli.ufrj.br –, para envio por meio digital, ou nas mesas da comissão organizadora que estarão disponíveis em breve nas principais universidades do Rio de Janeiro. Para fazer a inscrição acesse o formulário em www.soltec.poli.ufrj.br/eneds/inscricao_fomulario.htm.


I Semana de Diversidade Sexual

foto

O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO) realizará, no Campus da Praia Vermelha, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a partir das 13h, a I Semana da Diversidade Sexual.

O objetivo é discutir as intensas transformações sociais, no que se refere à sexualidade, analisando a evolução dos debates da multiplicidade identitária e sexual. O evento atenta para a importância do debate acerca da pluralidade sexual humana e sua expressão na sociedade contemporânea.

Haverá palestras e mesas redondas com a presença de pesquisadores acadêmicos, professores, lideranças e formadores de opinião, alem de espaço para exposição de trabalhos que levantem a questão da pluralidade sexual e, à noite, uma programação especial de exibição de curtas-metragens promovido pelo Cinerama, cineclube da ECO.

Mais informações pelo e-mail diversidadesexual@gmail.com ou pelo telefone 3873-5080. Acesse a programação do evento pelo link: www.eco.ufrj.br/diversidade.


II Encontro de Ex-Alunos e Alunos no OV

foto

O II Encontro de Ex-Alunos e Alunos (ENEAS), que acontecerá de 26 a 27 de outubro de 2006, no Observatório do Valongo (OV), Rio de Janeiro, objetiva reunir ex-alunos e alunos de graduação e pós-graduação, professores, ex-professores e pós-doutores que tenham contribuído para a vida acadêmica do Observatório do Valongo. Do encontro de profissionais e colegas nos mais variados estágios de carreira e vida pessoal, espera-se fermentar idéias que abalizem a atuação futura do Observatório como centro de produção de conhecimento astronômico e profissionais qualificados para as atividades de pesquisa, docência e divulgação científica.

O encontro contará com palestras convidadas, comunicações orais, painéis e uma mesa redonda. E a inscrição e submissão de trabalhos podem ser realizadas até o dia 30 de setembro através de formulário próprio, que deve ser enviado para eneas@ov.ufrj.br ou preenchido através do link www.ov.ufrj.br/eneas/FormENEAS.html.

Uma vez que se trata de um evento destinado a promover o encontro de ex-alunos com os atuais alunos e pessoas que participaram da vida acadêmica do OV, os trabalhos submetidos para painéis não precisam ser de astronomia, se o campo de atuação profissional do participante não mais for astronomia.

Outras informações sobre taxa de inscrição, formatação dos trabalhos e a programação podem ser consultadas em www.ov.ufrj.br.


Exposição do Museu da UFRJ

foto

Em comemoração aos 188 anos do Museu Nacional/UFRJ, obras sobre a arqueologia pré-colombiana continuam em exibição de terça a domingo. Grande parte do acervo é inédita.

A exposição está aberta ao público de terça a domingo, de 10h às 16h, no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. A entrada custa R$ 3,00. É gratuita para crianças até 5 anos e pessoas acima de 65. Mais informações com os assessores de imprensa do Museu Nacional, Luiz Pedrosa e Fernanda Guedes 2254-4320 e 2286-0238.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Projeto Música no Forum

Na próxima quinta-feira, dia 31, às 19h, no Salão Dourado, no campus da Praia Vermelha, Ruben Dario Reina (violino), Barbara Switalska (violoncelo) e Marília Caputo (piano) apresentarão um Tributo a Shostakovich.

Forum na Tela - Ciclo de Cinema e Saúde

 

Na próxima terça-feira, dia 29, às 18h será exibido o filme Gattaca (Andrew Niccol, 1997), no Salão Moniz de Aragão, na Praia Vermelha. Em seguida, o público poderá participar das palestras, que serão ministradas pelos professores Sérgio Zaidhaft (Faculdade de Medicina/UFRJ) e Franklin Rumjaneck (Instituto de Bioquímica/UFRJ). O evento é uma realização do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Forum vai ao Fundão

No próximo dia 31 será exibido, às 11h, no Auditório Alice Rosa, localizado no 12º andar Hospital Universitário Clementino Fraga Filho o filme O outro lado da nobreza (Michael Hoffman, ). Em seguida o público poderá participar da palestra ministrada pela professora Diana Maul (Faculdade de Medicina/UFRJ). Realização: Forum de Ciência e Cultura (UFRJ) e disciplina História da Medicina /Faculdade de Medicina (UFRJ).

Conferência The Future of Physics

A Copea (Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ) promove, no dia 31, às 17h30min, no Salão Pedro Calmon, na Praia Vermelha a conferência The Future of Physics, ministrada por David Gross (Kavli Institute/UCSB). A entrada é gratuita.