• Edição 128
  • 24 de agosto de 2006

Tome Nota

HUCFF disponibiliza seu novo broncoscópio

Amanda Wanderley

imagem tome nota

O novo aparelho de broncoscopia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) já está funcionando para a realização de exames e pesquisa. O Broncoscópio é um tubo de visualização de fibra óptica que auxilia o médico no diagnóstico e no tratamento de determinadas doenças. Esse equipamento foi comprado por um esforço conjunto entre o diretor geral do HUCFF, professor Alexandre Pinto Cardoso e o diretor do Instituto de Doenças do Tórax (IDT), professor Gilvan Mussy de Souza. Ele é bastante superior ao antigo, pois é capaz de registrar sons e tem a vantagem de ser um vídeo-broncoscópio, possibilitando a conversão em DVD.

Para o HU, a chegada da nova aparelhagem beneficia diretamente o ensino devido a melhoria da imagem, tornando a pesquisa mais confiável e, portando, facilitando o aprendizado dos estudantes.

A população do Rio de Janeiro e de municípios vizinhos também é beneficiada, já que o broncoscópio atual possibilita um laudo mais preciso e a facilidade do vídeo permite que o cirurgião analise as imagens sem a necessidade da interpretação de outro médico.

Pacientes de outras cidades entram em contato com o HUCFF através de suas Secretarias de Saúde e agendam, por telefone, um exame em um período entre 24 a 48 horas. Quem é do Rio, mas não está internado no hospital, também pode agendar. “É disso que a gente precisa para atender adequadamente a população. A pessoa que precisa fazer uma broncoscopia porque está com suspeita de câncer não pode ficar a mercê da burocracia e da falta de equipamento do resto da rede. E o HU tem esse papel muito importante”, salienta o Dr Amir Szklo, responsável pelo broncoscópio.

O HUCFF está localizado na av. Brigadeiro Trompowsky, s/nº, na Ilha do Fundão, e o telefone geral é 2562-2789.

Fonte:Jornal do HU    Edição Julho/Agosto de 2006