• Edição 127
  • 17 de agosto de 2006

Cursos e Palestras

Curso de Mestrado e Doutorado em Arquitetura – PROARQ

imagem 1

Encontra-se aberta a etapa de contato com prováveis orientadores da Seleção 2007 para os cursos de Mestrado e Doutorado em Arquitetura do Proarq (Programa de Pós-graduação em Arquitetura – da FAU/UFRJ).

São oferecidas até 35 vagas de mestrado e até 14 vagas de doutorado, distribuídas em 10 linhas de pesquisa, para enfoques específicos, reflexos da produção atual de seus pesquisadores.

Mais informações podem ser obtidas no site do Proarq, pelo link http://www.fau.ufrj.br/proarq/ptg/admissao.htm.


Aula Inaugural no IFCS

Imagem 1

A historiografia recente e a pesquisa multidisciplinar serão temas da aula inaugural do Programa de Pós-graduação em História Comparada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), ministrada pela professora Eni de Mesquita Sâmara, da Universidade de São Paulo (USP), no dia 24 de agosto, às 18h, no Salão Nobre do IFCS.

 


XII Semana de Planejamento Urbano e Regional

Imagem 1

As inscrições de trabalhos para XII Semana de Planejamento Urbano e Regional, que acontecerá de 25 a 29 de setembro de 2006, no Palácio Universitário, Forum de Ciência e Cultura, já estão abertas. O tema dessa edição será os "Dilemas da Participação: Conflitos sócio-territorias e planejamento". Estudantes, bolsistas, estagiários e pesquisadores associados que estejam desenvolvendo atividades no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) estão convidados a apresentar seus trabalhos nas seguintes modalidades:

Pôster – para bolsistas de iniciação científica e estagiário. Enviar resumo (máximo de 20 linhas) expondo projeto de Pôster sobre a temática de suas pesquisas. A proposta deverá ser feita em comum acordo com os respectivos professores-orientadores. Os pôsteres aprovados pelo Comitê Científico receberão apoio financeiro para sua execução. Haverá premiação dos melhores pôsteres.

A impressão de pôster será feita pela Comissão Organizadora do encontro, Fátima Furtado e Rainer Randolph.

Os autores devem enviar seus resumos até 25/08/2006 para semanaippur2006@ippur.ufrj.br.

Trabalhos – para mestrandos, doutorandos, estudantes de especialização e pesquisadores com título de graduação. Enviar resumos de trabalho (máximo de 20 linhas). Os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico comporão mesas de apresentação oral. Haverá premiação dos melhores trabalhos.

Os autores devem enviar seus resumos até 25/08/2006 para semanaippur2006@ippur.ufrj.br.

Ensaios fotográficos, instalações e multimídia

A Comissão Organizadora estimula estudantes, pesquisadores e professores a proporem ensaios fotográficos, instalações e multimídia para exposição.

Prazo de entrega: 1º de setembro de 2006.

Uma breve descrição da apresentação pretendida deve ser enviada para: semanaippur2006@ippur.ufrj.br.

Outras informações sobre formatação dos trabalhos, calendário de entrega e premiações podem ser obtidas no site www.ippur.ufrj.br.


III Seminário Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar

Imagem 1

Nos dias 19, 20 e 26 de agosto, acontecerá o III Seminário UFRJ-Mar, a ser realizado na sede do núcleo, localizada no hangar na Ponta do Catalão, na Ilha do Fundão. O seminário será constituído de sessões com apresentação oral dos trabalhos selecionados, seguidas de debates e apresentações de painéis. Nos dias 19 e 20, os eventos acontecerão das 9h às 18 e, no dia 26, será realizada uma sessão plenária para discutir o projeto de institucionalização e o planejamento de atividades para os doze meses subseqüentes, de 10h às 12h.

É obrigatória a participação dos bolsistas do projeto no seminário. Os alunos que não tiverem possibilidade de apresentar um trabalho, deverão apresentar, individualmente ou em grupos de até quatro pessoas, um painel do trabalho que vem realizando na Escola dos Pescadores ou em qualquer dos projetos do UFRJ-Mar. Esses alunos deverão fazer a inscrição normalmente e informar, no resumo do trabalho, do que tratará sua apresentação.

Em caso de dúvidas entrar em contato através do e-mail seminarioufrjmar2006@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.ufrjmar.ufrj.br.


Controle da Tuberculose no Brasil

Imagem 1

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados (Copea), do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, deu início ao ciclo de conferências A Maquinária da Célula. Para o dia 24 de agosto está programada a conferência “Controle da Tuberculose no Brasil”, ministrada por Célio Lopes, professor da Faculdade de Medicina da USP.. O tema da palestra será o desenvolvimento das vacinas gênicas contra a tuberculose e sobre o importante problema do controle da doença no Brasil.

A apresentação é abertas ao público e será realizada no Salão Pedro Calmon do FCC, no Campus Praia Vermelha às 17h30. Mais informações: telefone: 2295-1595.