• Edição 126
  • 10 de agosto de 2006

Fique de Olho

Escola de Belas Artes comemora 190 anos

foto

Em 1816 chega ao Brasil a Missão Artística Francesa, organizada por Le Breton, que planejava criar uma grande escola de formação artística na América do Sul. Seu esforço foi coroado de êxito, pois, pelo Decreto de 12 de agosto deste mesmo ano, D. João VI criou a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, a atual Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que comemora este mês 190 anos.

A escola passou por inúmeras mudanças, e hoje conta com oito cursos e seis habilitações específicas: Pintura, Escultura; Gravura; Composição de Interiores; Composição Paisagística; Artes Cênicas com duas habilitações, Cenografia e Indumentária; Desenho Industrial com duas habilitações, Projeto de

Produto e programação Visual; e Licenciatura em Educação Artística com duas habilitações, Desenho e Plástica.

Além dos cursos de graduação, existe o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais com Mestrado e Doutorado em duas áreas: História e Teoria da Arte e Linguagens Visuais.

A EBA sempre desempenhou um relevante papel na produção artística nacional. Quer como alunos ou professores, passaram por ela nomes como o de Victor Meirelles, Pedro Américo, Portinari, Burle Marx, Oscar Niemeyer, entre outros.

Em respeito aos 190 anos da Escola, será realizado no dia 16 de agosto, no Teatro do Museu Nacional de Belas Artes, uma solenidade comemorativa que contará com a presença de professores, funcionários e alunos.


Semana de Calouros no IE

foto

A semana de calouros do Instituto de Economia (IE) começou no dia 7 de agosto. Confira abaixo os próximos eventos:

 

Terça-Feira (15 de Agosto)

Apresentação das bases de dados da Biblioteca Eugênio Gudin (Turma IED)

Horário: 13h às 14h20min; Local: Laboratório do NUCA

Visita ao espaço físico da Biblioteca

Horário: 14h20min às 14h50min

Apresentação das bases de dados da Biblioteca (Turma IEE)

Horário: 15h às 15h10min; Local: Laboratório do NUCA

Visita ao espaço físico da Biblioteca

Horário: 15h10min às 16h30min

Aula Inaugural no IE

A aula inaugural do segundo semestre de 2006 do Instituto de Economia será realizada no dia 18 de agosto, às 11h, no auditório Pedro Calmon, localizado no campus da Praia Vermelha. O evento será proferido por Demian Fiocca, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que pretende discorrer sobre o papel do BNDES na economia brasileira para os docentes e alunos presentes.


Aula Inaugural na ECO

foto

No dia 11 acontece a Aula Inaugural da Escola de Comunicação, no Auditório Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura, de 9h às 12h. O tema da aula será “Produção Colaborativa de Conhecimento na Internet Brasileira” e ela será ministrada por Hermano Vianna (Antropólogo e diretor de TV). O evento encerra o Ecomeço, a semana de abertura do semestre para os calouros.

 

 

 


Inauguração do novo Anatômico

logo Forum de Ciencia e Cultura

A Inauguração do novo Anatômico José Maurício Nunes Garcia Junior acontecerá no dia 11 de agosto, no Auditório Nobre do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas, no primeiro andar do Bloco F, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus do Fundão. A abertura das solenidades, que será feita pelo reitor Aloísio Teixeira, acontece às 8h45min. O evento também contará com palestras que irão durar até 12h.

 

 


Professor do IFCS participa de mostra de vídeo

logo Forum de Ciencia e Cultura

O “Ciência em Foco”, mostra de vídeos e ciclo de conferências mensal do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia, contará com a presença do professor do IFCS Peter Fry no dia 12 de agosto, às 16h.

A programação desse dia contará com a exibição do filme Crash — no limit (Crash — E.U.A., 2004), grande vencedor do Oscar 2006, com os prêmios de melhor filme, melhor roteiro original e melhor edição.

Após o filme, Peter Fry, que escreve sobre racismo e homossexualidade, fará a conferência "Quando indivíduos não podem evitar de representar as suas tribos", seguida de debate com o público.

A entrada para o evento é franca e a distribuição de senhas acontece meia hora antes do início. O MAST fica na rua General Bruce, 586, em São Cristóvão (próximo ao Campo de São Cristóvão). Outras informações podem ser obtidas no site http://paginas.terra.com.br/arte/cienciaemfoco , ou no site oficial da instituição www.mast.br .


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Dia 15 FORUM NA TELA

Ciclo de cinema e saúde: Pesquisa em Saúde: Por que e Para Quem?

Terças-feiras, às 18h30min

Salão Moniz de Aragão

Ciclo de cinema e saúde: Pesquisa em Saúde: Por que e Para Quem?

O objetivo do ciclo é analisar e discutir os fatores que determinam a condução das pesquisas científicas na área da saúde, suas conseqüências e o acesso dos diferentes segmentos da sociedade aos seus resultados e aos avanços da tecnologia

Filme:O óleo de Lorenzo, de George Miller

Palestrante: Professor Francisco Strauss (Faculdade de Medicina/UFRJ),Professora Maria de Fátima Siliansky (Faculdade de Medicina-NESC/UFRJ)

 

Dia 17 MÚSICA NO FORUM

Quintas-feiras, 19h

Salão Dourado

XII Rio International Cello Encounter

Trio Slavko Osterc : Dejan Presicek (sax), Lisa Hawlina (flauta), Nina Presicek (piano) e Elene Andreyev (violoncelo)

Obras de Giuseppe Sammartini, Georges Enesco, Darius Milhaud, Claude Debussy e Michael Webster

Curadoria: Professor Luiz Senise

Realização: Forum de Ciência e Cultura da UFRJ