• Edição 121
  • 06 de julho de 2006

Cursos e Palestras

Ciclo de Estudos em Ciência da Informação

imagem 1

O Sistema de Bibliotecas e Informação- SiBI , da UFRJ promoverá o 8º Ciclo de Estudos em Ciência da Informação (Ceci), durante os dias 9, 10 e 11 de agosto. O Ciclo possibilitará a atualização dos profissionais de Informação que atuam no SiBI, oferecendo um espaço para divulgação de trabalhos e proporcionar a troca de experiências com outros profissionais das áreas de Comunicação, Biblioteconomia e afins.

O 8º Ceci tem como tema “Unidades de Informação: idéias e ideais”, com os sub-temas “Memória e preservação”, “Acervos: do físico ao virtual”, “(Re)pensando a gestão”; “Capacitação de pessoal”; “Modernização e reestruturação”; “Informatização e Informação e Sociedade”.

As inscrições para o evento poderão ser feitas no site www.sibi.ufrj.br/ceci.html. Os estudantes de Biblioteconomia estão isentos da taxa de inscrição. O ciclo será realizado no auditório Roxinho, do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Ilha do Fundão.


XI Congresso Brasileiro de Energia

Imagem 1

Presidido pelo professor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, o XI Congresso Brasileiro de Energia (CBE) tem a proposta de não apenas discutir política energética, mas ir além do exercício de retórica e propor soluções para o atendimento às demandas energéticas do país.

Ao longo do congresso, cerca de duzentos trabalhos técnicos serão apresentados. A programação prevê a participação de autoridades públicas, entre presidentes de autarquias federais e chefes do Poder Executivo; destacados especialistas do setor energético; acadêmicos e representantes dos principais partidos políticos.

Os temas incluem Política de Gás Natural, Geopolítica do Petróleo, a Retomada da Opção Nuclear como Fonte Energética e Fontes Renováveis de Energia.

Mais informações veja o site: http://ppe.ufrj.br/xicbe/mesa.php