• Edição 120
  • 29 de junho de 2006

Fique de Olho

Mostra Mais 2006: depois da partida, o espetáculo

foto

Em tempos de Copa do Mundo, parece que o Brasil respira futebol e nada mais é produzido ou pensado durante um mês inteiro. Na UFRJ, isso não acontece. O curso de Direção Teatral, com o apoio dos cursos da Escola de Comunicação e da Escola de Belas Artes, promove, de 28 de junho a 16 de julho, a Mostra Mais 2006: uma programação cultural intensa que tomará conta de toda a Escola de Comunicação, além de outros pontos do campus Praia Vermelha.

São doze espetáculos, apresentados em um período de três semanas, que deixam a Praia Vermelha no clima de um disputado festival de teatro. O público costuma lotar as peças – encenações ou adaptações inovadoras de textos que vão dos clássicos nacionais e estrangeiros até a dramaturgia contemporânea – que têm duração de cerca de uma hora.

Na Mostra Mais 2006 serão encenados Nelson Rodrigues, Brecht, Tenesse Williams, Ionesco, Shakespeare, Ibsen, Joseph Kesselring, Jean Genet, Roberto Arlt, Rafael Martins e os fundadores Sófocles e Aristófanes. E quem acha que mostra de teatro é só para iniciados no assunto, pode começar a mudar de idéia e separar um horário na agenda: os espetáculos são abertos a toda a comunidade acadêmica e ao público em geral, com entrada franca, deixando claro o objetivo de divulgar o teatro e a produção feita dentro dos muros da universidade para toda a sociedade.

O campus da Praia Vermelha fica localizado na avenida Venceslau Brás, 71, Praia Vermelha, mais informações (21) 9982-5382.

A seguir, a programação do mês de junho. Em breve divulgaremos o cronograma dos próximos espetáculos.

29/06, 18h, Sala 136

“A Falecida”

Autor: Nelson Rodriguez

Direção: Liliane Xavier

 

29/06, 20h, sala 136

“Esta propriedade está condenada”

Autor: Tennessee Williams

Direção: Tales Frey

 

30/06, 20h, Campinho

“Aquele que diz sim e aquele que diz não”

Autor: Bertolt Brecht

Direção e adaptação: Débora Paganni

 

03/07, 20h, Campinho

“Aquele que diz sim e aquele que diz não”

Autor: Bertolt Brecht

Direção e adaptação: Débora Paganni

 

06/07, 18h, e dia 07/07, 18h na sala 141

“O Livro”

Autor: Rafael Martins

Direção: Thiago Arrais

 

06/07, 20h, e dia 07/07, 20h na sala 136

“A Lição”

Autor: Eugène Ionesco

Direção: Paula Valente


Inscrições para eleição do CLA terminam dia 30

logo Forum de Ciencia e Cultura

 

 

O Gabinete da Decania do Centro de Letras e Artes (CLA) está recebendo até o dia 30 deste mês, das 10h às 16h, as inscrições para a disputa ao cargo de Decano e Decano-Substituto do CLA, mandato 2006-2010.

Os interessados deverão inscrever-se na secretaria do CLA, que fica no prédio da Reitoria, campus do Fundão.

 

 

 


Prova de intercâmbio acadêmico da Poli/UFRJ

logo Forum de Ciencia e Cultura

Está disponível o programa da prova de intercâmbio acadêmico com as três escolas francesas integrantes do convênio com a Poli/UFRJ: École Nationale Supérieure de Techniques Avanceés (ENSTA), École Nationale Supérieure des Mines de Paris (ENSMP) e École Polytechnique de Paris. Para saber o que é necessário estudar para a prova e como será o processo de triagem para os candidatos pré-escolhidos pelo Comitê de Seleção da UFRJ, basta acessar o site www.poli.ufrj.br .

As inscrições, que estão abertas desde de 19 de junho, se estenderão até o dia 15 de agosto deste ano. Os interessados devem dirigir-se à sala 2, do 2° andar, do bloco A, do prédio do Centro de Tecnologia (CT) e procurar por Fabio Costa.

Para participar do intercâmbio acadêmico Brasil/França é preciso atender a alguns requisitos estipulados no edital (que também pode ser acessado no site). Uma das exigências é que o candidato esteja regularmente matriculado em um dos cursos da Poli/UFRJ, da Escola de Química, do Instituto de Química, do Instituto de Matemática ou do Instituto de Física.

A pré-seleção constitui no preenchimento de formulário disponibilizado na própria página da Poli/UFRJ, na seção Intercâmbio. Também é necessário apresentar documentos como o Boletim Escolar recente, currículo e uma Carta de Motivação escrita em inglês ou francês. O resultado da pré-seleção será anunciado no dia 30 de agosto.


Concurso Jovem Destaque

Imagem 1

Musicistas de até 25 anos estão convidados a participar do Concurso Jovem Destaque nas categorias piano solo, duo camerístico e duo camerístico com piano, a realizar-se de 7 a 9 de agosto no Forum de Ciência e Cultura. Os candidatos selecionados serão incluídos na programação do Projeto Música no Forum. O regulamento e o formulário de inscrição poderão ser obtidos através do site www.forum.ufrj.br . A ficha de inscrição deverá ser preenchida e entregue, até dia 10 de julho, no Forum de Ciência e Cultura, Praia Vermelha.

Programação do Forum de Ciência e Cultura

 

A programação do segundo semestre inicia com o projeto Música no Forum prestando tributo a Mozart pelos 250 anos de seu nascimento. Teremos ainda o Encontro de Corais, que reunirá o Coral do CCJE, Coral Infantil da Escola Martim Pescador, Madrigal da Ilha do Governador e Coral da PUC. Do ponto de vista da ciência, dois eventos encerram o mês: o I Workshop de Transporte Facilitado em Membranas e o importantíssimo International Symposium on Mathematical Programming que, pela primeira vez desde 1949, acontecerá na América Latina.

Dia 6, 19h, Salão Dourado

Projeto Música no Forum

Quarteto Colonial

Doriana Mendes (soprano), Talitha Siqueira (contralto), Geílson Santos (tenor) e Luiz Cleber Queiroz (barítono).

Obras de Padre José Maurício Nunes Garcia, Claude Debussy, Francis Poulenc e Maurice Ravel.


Exposição no hall da portaria do HUCFF

logo Forum de Ciencia e Cultura

A exposição Humanizar É, que reúne uma mostra heterogênea e representativa de depoimentos de funcionários do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho(HUCFF) sobre o tema em questão, será lançada, hoje, dia 29, no hall da portaria principal do HUCFF. O evento começa às 12h e é mais uma iniciativa do Hospital para estimular sua comunidade interna a refletir sobre o que significa humanização no cotidiano da equipe de saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa de Humanização, Regina Chaves, o Hospital decidiu criar um projeto de comunicação visual e coletar depoimentos de serventes, assistentes administrativos, técnicos, enfermeiros, nutricionistas, médicos e outros trabalhadores do hospital sobre a humanização no atendimento.

O Programa de Humanização do HU é integrado pela Coordenação de Políticas de Humanização e Valorização do Cliente, e está engajado no Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde - HumanizaSus. Sua missão principal é incentivar, apoiar e promover iniciativas que resultem na constante melhoria do atendimento ao paciente. Posteriormente, a exposição Humanizar É será divulgada nos murais dos andares do Hospital.