• Edição 120
  • 29 de junho de 2006

Zoom

25 anos pintando a infância

Rafaela Pereira – Jornal da UFRJ

imagem zoom

Nos dias 21 e 23 a Creche Universitária Pintando a Infância comemorou o seu 25º aniversário. A data foi marcada pelo debate “O papel da Educação Infantil na Universidade: possibilidades e desafios” e por uma solenidade comemorativa, com a presença de autoridades da UFRJ e de alunos da Turma Sete, no dia 23 de junho, pela manhã, no Auditório do Centro Cultural professor Horácio Macedo, no CCMN.

Mães, pais, familiares e integrantes da comunidade da UFRJ estavam presentes para comemorar a data, que teve como ponto principal o debate sobre a institucionalização da Educação Infantil. Para compor a mesa foram convidadas Yvone Souza (Creche da Fiocruz), Mônica Picanço (Creche da UFF), Maria Elisa (fonoaudióloga representando a Creche da UFRJ) e Patrícia Corsino (Faculdade de Educação da UFRJ). À tarde, os alunos da Turma Sete cantaram a música “Nossa creche”.

Segundo Veloni Vicentini, ex-diretora da creche, a meta é institucionalizar a creche como uma unidade acadêmica. “A proposta do evento foi não só comemorar a data, mas também fazer com que a UFRJ nos escute. Estamos aqui, prestamos um serviço para a sociedade e queremos mais”, aponta a Veloni.

E esse pensamento também permanece na direção atual. “Queremos a ampliação e o fortalecimento da integração com as diversas unidades acadêmicas da UFRJ, pois o nosso maior objetivo é proporcionar uma educação infantil de referência e de qualidade. Assim, a direção da creche continua em busca de seu sonho de uma sede própria, que atenda, ainda mais, as necessidades de nossas crianças e que permita a ampliação das vagas oferecidas”, esclarece Tatiana Pereira, diretora em exercício. Segundo Roberto Gambini, superintendente de Pessoal, existe um projeto elaborado pela creche, em parceria com a Coppe, que já foi encaminhado ao Escritório Técnico da Universidade (ETU) para que a construção da nova sede seja incluída no plano de diretor da Ilha do Fundão.

Dalva Saieg, fundadora da Creche Universitária também esteve presente. “Parece que foi ontem que estive aqui. Fiquei muito contente e orgulhosa de verificar que a creche cresceu e melhorou muito nesses 25 anos. Hoje ela é digna de representar a UFRJ”, disse Saieg. Luiz Afonso Mariz, pró-reitor de Pessoal, faz coro com ela. “Todos os funcionários que passaram pela creche fizeram seu papel e contribuíram para essa história”.

Novo horizonte para a Educação Infantil

Na comemoração dos 25 anos, pensar nas bases e nos rumos da Creche Universitária se torna fundamental. E uma mudança nesse caminho é essencial: hoje uma creche universitária não tem apenas o perfil assistencialista, mas sim de educar.

“Estamos em um momento em que a Educação Infantil ganha uma relevância básica. A Lei de Diretrizes e Bases serviu como consolidação da educação infantil como a primeira etapa da educação básica”, explica Patrícia Corsino, da Faculdade de Educação. Para Mônica Picanço, da creche da UFF, as unidades de educação infantil podem contribuir com a excelência acadêmica das instituições federais de ensino superior. “Devemos ser uma unidade produtora de conhecimento e não podemos ser vistos apenas como um espaço de atendimento de criança. Somos unidade universitária e isso mostra que vivemos num espaço sustentado pelo tripé da universidade pública — ensino, pesquisa e extensão”, analisa Mônica.

Na mesa da Solenidade estavam presentes Dalva Saieg (fundadora da Creche), Mariete Cardoso (ex-diretora), Veloni Vicentini (diretora de 2002 a junho de 2006), Luiz Afonso Mariz (pró-reitor de Pessoal), Roberto Gambine (superintendente de Pessoal), Marcelo Land (diretor do IPPMG), Tatiana Pereira (diretora em exercício da creche universitária), Elizabeth Aparecida do Sacramento (funcionária representante da creche), professor Jefferson (representando a presidente da Associação de Pais e Amigos da Creche).