• Edição 120
  • 29 de junho de 2006

No Foco

Após 100 anos uma mulher à frente da Maternidade

Taísa Gambôa, AgN/CCS

foto no foco

Em mais de cem anos de existência, desde 1904, é a primeira vez que a Maternidade-Escola da UFRJ conta com uma mulher a sua frente. A curitibana Rita Bornia se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFP), em 1978, e a influência paterna foi determinante na escolha da especialização. Seu pai era obstetra e atendia às pacientes em casa.

O primeiro contato com a Maternidade Escola da UFRJ (ME) foi em março de 1981, quando a então médica Rita Bornia veio ao Rio de Janeiro para fazer o curso de Mestrado em Clínica Obstétrica oferecido pela instituição. Na época, a maternidade era a única que oferecia Pós-graduação Stricto Sensu nessa área. Desde então a obstetra está na Maternidade, onde concluiu também o doutorado, trabalhou no Ambulatório de Pré-Natal, nas enfermarias de Obstetrícia e como diretora da Divisão Médica e coordenadora da Residência em Obstetrícia.

A candidatura à direção da ME surgiu com a intenção de dar continuidade aos trabalhos de reestruturação e renovação física da unidade. Rita Bornia venceu o último pleito realizado na instituição com 71,60% dos 465 votos, contra 28,28% de Osvaldo Coura Filho. A chapa vencedora tem como vice-diretor o professor Joffre Amim Junior.

Todas as propostas de trabalho da nova direção têm por objetivo cumprir com grandeza a missão da Maternidade, formar recursos humanos e desenvolver tecnologias que permitam melhorar a assistência na área materno-infantil. Fundamentalmente, os projetos visam adequar e modernizar o ensino, a assistência e a pesquisa para os padrões atuais. Todos passam pela ampliação da área física, visando atender não apenas aos professores e alunos da Faculdade de Medicina, mas também de outras unidades do CCS, como Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. Isso porque, o espaço físico ainda é limitado e insuficiente para atender a todos esses profissionais que utilizam a Maternidade-Escola como campo de treinamento, ensino e pesquisa.

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