• Edição 118
  • 14 de junho de 2006

Resenha

Caminhadas de universitários de origem popular - UFRJ

capa do livro

Por: Daniele Robert

Na próxima terça-feira, dia 20 de junho, acontecerá o “Seminário local: Acesso e permanência dos estudantes de origem popular da UFRJ em debate”. O evento faz parte do projeto Conexões de Saberes. Na programação será lançada, às 17h30min, no Salão Azul, prédio da Reitoria, campus do Fundão, a coleção Caminhadas de universitários de origem popular. Os livros fazem parte de uma coletânea de textos elaborados por alunos bolsistas da graduação de diversas universidades públicas do país. O projeto gráfico teve a participação de Thiago Maioli Azevedo e Anna Paula Felix Iannini.

O projeto Conexões de Saberes é um dos programas do MEC que tem por objetivo estimular uma maior articulação entre a instituição universitária e as comunidades populares, proporcionando trocas de saberes, experiências e demandas entre as duas partes. O projeto pretende identificar o perfil dos novos estudantes, reconhecer suas características socioculturais e econômicas, incorporá-los ao mundo acadêmico de forma protagonista e, principalmente, estimular seu envolvimento em ações coletivas nos seus territórios de origem. Sendo estas iniciativas que devem ser encaminhadas de forma sistemática e ordenada.

A coleção é composta por 14 livros publicados em 2006, reunindo as contribuições das universidades integrantes do Conexões de Saberes em 2005 (UFRJ, UFF, UFPE, UFMG, UFPA, UFAM, UFC, UFPB, UFBA, UFMS, UnB, UFES, UFPR, UFRGS). O volume redigido por alunos da UFRJ reúne contribuições que concedem voz aos estudantes de origem popular, mostrando uma visão ampla em relação às universidades públicas e em outros espaços sociais.

O livro, sob coordenação e organização da professora e pesquisadora Mônica Pinheiro Fernandes, é dividido em duas partes e seis capítulos, traz relatos sobre as alegrias e as lutas de centenas de jovens, rapazes e moças, que contrariam a forte estrutura desigual que ainda impede o pleno acesso dos estudantes mais pobres às universidades de excelência do país ou só permite para os cursos com menor prestígio social. Entre essas experiências, os autores refletem sobre as influências, as relações familiares durante suas trajetórias, suas dificuldades e sucessos.

O objetivo da coleção é contribuir para a sensibilização, fazer pensar e estimular a luta pela construção de uma universidade pública efetivamente democrática, uma sociedade brasileira mais justa e fraterna e uma humanidade a cada dia mais plena.