• Edição 118
  • 14 de junho de 2006

Tome Nota

Creche Universitária festeja 25 anos

Fonte: Creche Universitária

imagem tome nota

A Creche Universitária Pintando a Infância comemora o seu 25º aniversário nos dias 21 e 23 de junho. Entre as atrações que acontecerão no dia 21 estão apresentações de palhaços e malabaristas, além de muitas brincadeiras. Já no dia 23, haverá uma Mesa-redonda com a participação de profissionais de educação de outras instituições federais e uma Solenidade Comemorativa, com a presença do reitor Aloísio Teixeira e demais autoridades da UFRJ.

Inaugurada em 24 de junho de 1981 pela Drª. Dalva Saieg, mais de 2600 vagas foram oferecidas até os dias atuais buscando a consolidação como espaço de ensino, pesquisa e extensão, além da ampliação da concepção de criança-cidadã e de educação infantil e desenvolvimento integral da criança.

Atualmente, a Creche possui cerca de cem crianças matriculadas, na faixa etária de 3 meses a 6 anos, todos filhos de técnicos administrativos e professores da UFRJ. O critério de seleção se dá por meio de ordem de inscrição e disponibilidade de vagas por turma.

A equipe técnica interdisciplinar da instituição é composta por psicólogas, pedagogas, nutricionista, pediatra, assistente social, fonoaudióloga, além de técnicos, educadores graduados em pedagogia, em sua maioria formados pela própria universidade.

Sua infraestrutura conta com sala de leitura para contação de histórias, sala de vídeo, setor de enfermagem, refeitório, amplo pátio com brinquedos e uma sala de movimento, onde são estimuladas atividades psicomotoras sob orientação de profissionais de educação física. Periodicamente, oficinas de música e atividades de educação nutricional, fonoaudiologia e psicologia são oferecidas aos alunos da Creche.

Desde 2004, a Faculdade de Educação da UFRJ tem apoiado institucionalmente a Creche com a construção do Projeto Político-pedagógico. Este projeto vem sendo elaborado conjuntamente sob a coordenação das professoras Eliana Bhering e Patrícia Corsino, ambas da Faculdade de Educação.

O maior desafio da gestão atual da Creche Universitária tem sido a construção de um prédio próprio visando, principalmente, a ampliação das vagas.

A Creche Universitária Pintando a Infância fica no Prédio do Instituto de Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), e o telefone para maiores informações é 2562-6104.

PROGRAMAÇÃO

21/06 às 14h: Atividade lúdico-pedagógica especial na creche UFRJ: “O Circo Chegou”

23/06 : Auditório Prof. Horácio Macedo ( Roxinho - CCMN)

·9:30h Mesa Redonda: “ Educação Infantil: Possibilidades e Desafios em Instituições Federais” com a presença da Profa Dra. Patrícia Corsino - Faculdade Educação da UFRJ, Mônica Picanço - Diretora da Creche UFF, Yvone de Souza – Assistente Social da Creche Fiocruz e Maria Elisa Alvim - Fonoaudióloga da Creche UFRJ.

14 h: Solenidade Comemorativa dos 25 anos com a presença do Magnífico Reitor Aloísio Teixeira e demais autoridades da UFRJ.