• Edição 118
  • 14 de junho de 2006

De Olho na Mídia

Ajudando na escolha do curso

Decidir que curso e que profissão seguir nem sempre é fácil. A Universidade Federal do Rio, UFRJ, que faz o maior vestibular do estado, abre as portas para aproximar o estudante da instituição. No ano passado, foram 50 mil candidatos.

Uma caminhada que eles pretendem repetir muitas vezes pelos próximos quatro ou cinco anos entre os corredores da universidade. Mas até chegar ali é preciso enfrentar o momento da decisão, porque para muitos deles não é fácil.

Tamyres Santos, de 17 anos, a quatro meses de enfrentar o vestibular, ainda não fez a opção por uma carreira profissional.

“Eu não conheço direito os cursos. É uma decisão para vida toda, e eu não tenho noção de nada”, diz Tamyres Santos, 17 anos.

Ela já pensou até em adiar a escolha por mais um ano. Adelmo Brusaca Pereira é garçom. Aos 29 anos, está concluindo o Ensino Médio. Também tem dúvidas, mas acha que já não tem mais tempo a perder... “Se eu entrar pra fazer Educação Física, mas no meio desistir e não gostar, vou perder mais um tempo, mais uns dois anos”, calcula Adelmo.

E a chance de diminuir esses questionamentos mais de dez mil alunos de escolas públicas e particulares ganharam com uma visita à Universidade Federal do Rio de Janeiro. A universidade abriu as portas para mostrar tudo o que é ensinado e produzido em cada um dos cursos. Os resultados impressionaram.

“Na sala de aula, tudo é horrível, mas quando você vê tudo pronto, o processo do cara montando, fica bem maneiro”, opina Leonardo Guimarães, 17 anos.

“Gosto de Física, sou bom em Física. É uma oportunidade de conhecer realmente”, observa Luiz Otávio, 18 anos.

Esta é a terceira vez que a visita é organizada. No ano passado, os alunos que passaram pela UFRJ responderam a um questionário que mostrou os principais interesses deles: 48% dos estudantes disseram que queriam saber mais sobre o curso escolhido; para 45%, o objetivo era conhecer a instituição; e 37% afirmaram que queriam tirar as dúvidas sobre o que escolher.

“A UFRJ está hoje em um momento de abertura, de tentativa de ampliar o acesso da escola de nível médio pública”, explica Laura Tavares, pró-reitora de extensão da UFRJ.

Para quem já fez a opção, o dia serve para reforçar uma certeza. E para que o sonho de no próximo ano estar ali como um dos alunos da universidade seja realizado.

“Eu tinha algumas dúvidas, mas tenho certeza de que, a partir de hoje, não tenho mais dúvidas”, garante uma estudante.

 

Veículo:RJ-TV online    Data: 08/06/2006  

Anteriores