• Edição 118
  • 14 de junho de 2006

No Foco

Seminário amplia intercâmbio acadêmico dom Moçambique

Aline Durães

foto no foco

“Estou no IFCS há 30 anos e nunca vi um evento do departamento de História tão movimentado como o da semana passada”. Essa observação é do professor João Fragoso, coordenador do Seminário Internacional “Nas Rotas do Império”, ciclo de palestras promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), dos dias 5 a 7 de junho de 2006, que atraiu mais de 600 pessoas, entre pagantes, estudantes do Instituto, docentes e universitários de outras instituições.

O evento, que contou com a participação de renomados africanistas, como a moçambicana, pesquisadora da Unesco, Benigna Zimba, e Luís Frederico Antunes, catedrático do Instituto de Investigações Científicas e Tropicais, de Lisboa, trouxe significativas contribuições para a discussão sobre as relações comerciais entre o império lusitano dos séculos XVI a XVIII e a África, a América e a Ásia portuguesas.

De acordo com João Fragoso, os debates trouxeram para a cena historiográfica brasileira temas até então pouco conhecidos. Dentre eles, o historiador destaca o papel do Estado da Índia, colônia portuguesa na Ásia, dentro do contexto mercantilista da época como o de maior relevância. “As pessoas não têm noção da importância do Estado da Índia. Sem os excedentes gerados por ele, o tráfico de escravos não seria possível e, conseqüentemente, toda a História da Escravidão no Brasil seria diferente”, afirma.

[ Leia mais no site de notícias de UFRJ ]