• Edição 117
  • 08 de junho de 2006

Fique de Olho

Conexões de Saberes

foto

O Projeto Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares (PCS), de iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), do Ministério da Educação e do Observatório de Favelas, envolve diversas universidades federais do país e, através de diferentes ações, busca estratégias políticas e mecanismos pedagógicos/epistemológicos que possam promover a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.

Na UFRJ, este projeto, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), está voltado para o acesso e a permanência com qualidade, de estudantes oriundos de comunidades populares e periferias do Rio de Janeiro, com o objetivo de contribuir para a ampliação das possibilidades de diálogo entre as instituições de ensino superior e os setores populares, de forma a estimular o processo de troca de saberes e fazeres entre esses dois territórios sociais.

Nesse sentido, será organizado o “I Seminário Local do PCS da UFRJ”, a ser realizado no próximo dia 20 de junho, no Salão Azul, prédio da Reitoria, campus do Fundão. O evento tratará do “Acesso e Permanência na UFRJ de Estudantes Universitários de Origem Popular”. Para participar, os alunos da graduação ou pós-graduação, professores, técnicos-administrativos, deverão entrar em contato pelo e-mail conexoesufrj@pr5.ufrj.br, telefone 2598-9261. A programação do evento e outras informações podem ser acessadas no link http://www.pr5.ufrj.br.


I Encontro de Corais no CCJE

logo Forum de Ciencia e Cultura

O I Encontro de Corais, realizado pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), encerrará, no mês de junho, suas últimas apresentações. A próxima está marcada para o dia 23, onde os participantes poderão conferir os corais do CCJE, Colégio Zaccaria, Os Curumins e Escola de Química da UFRJ. Este último substituindo o Madrigal da Ilha, a partir das 18h30min, no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura/UFRJ.

 

 


Concurso Jovem Destaque

Imagem 1

Musicistas de até 25 anos estão convidados a participar do Concurso Jovem Destaque nas categorias: solista, cantor e duo camerístico, a realizar-se de 7 a 9 de agosto no Forum de Ciência e Cultura. Os candidatos selecionados serão incluídos na programação do Projeto Música no Forum. Mais informações poderão ser obtidas através do site www.forum.ufrj.br.

Programação do Forum

Dia 8, 19h, Salão Dourado

Projeto Música no Forum

Recital de Piano

Sean Schulze

Obras de Haydn, Chopin e Rachmaninoff

 

Dia 12, 13h, Auditório da Escola de Serviço Social

Cinema e Vídeo

Forum na Tela

Filme: A história Oficial, de Luis Puenzo (Argentina, 1985)

 

Dia 12, 17h, Salão Pedro Calmon

Encontros Acadêmicos

Sessão Extraordinária do Consuni para concessão de Emerência ao professor Luiz Pereira Calôba, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palestrante: Professor Luigi Bobbio - Universidade de Turim/Itália

Realização: Reitoria e Forum de Ciência e Cultura - UFRJ