• Edição 117
  • 08 de junho de 2006

Cursos e Palestras

Curso sobre a arte brasileira

imagem 1

A Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), mais uma vez, realizará um curso de Extensão sobre arte brasileira para professores de Educação Artística. O tema será “Arte Brasileira nos séculos XIX e XX – uma abordagem histórica, estilística e temática”.

Em sua quarta edição, o curso faz parte das ações empreendidas pelo Pólo Arte na Escola, fruto de um convênio assinado entre a UFRJ e o Instituto Arte na Escola.

O curso será realizado no período de 15 de agosto a 21 de novembro, às terças-feiras, de 8 às 12h, na sala 702 da Escola de Belas Artes, prédio da Reitoria, campus do Fundão.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail (artenaescola@eba.ufrj.br), pelo fax 2280-9590 ou através do preenchimento da ficha de inscrição na sala do projeto Arte na Escola, no térreo do prédio da Reitoria, no campus do Fundão. Será cobrada uma taxa de R$30,00.

Confira a programação:

Primeira parte:

Introdução – História dos jardins e arte no período colonial no Brasil

15/8 – Professor Carlos Terra – Conceitos de jardim. Usos e tipos de jardins. Os jardins da antigüidade até o século XVI.

22/8 – Professor Carlos Terra – Os jardins nos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

29/8 – Professor Carlos Terra – Os jardins no Brasil – séculos XIX e XX.

5/9 – Professor Luiz Gustavo – O Período Colonial – séculos XVI e XVII: os determinantes históricos, a Arquitetura – programas e partidos. A Pintura e a Escultura. A Talha e o Azulejo.

12/9 – Professor Luiz Gustavo – O Período Colonial – século XVIII: os determinantes históricos, a Arquitetura – programas e partidos. A Pintura e a Escultura. A Talha e o Azulejo.

Segunda parte:

A Arte no Brasil – Séculos XIX e XX

19/9 – Professor Luiz Gustavo – Século XIX e início do século XX: a revolução industrial e o início da modernidade artística na Europa. As vanguardas e o academicismo.

26/9 – Professor Luiz Gustavo – Primeira metade do século XIX: as mudanças econômicas e políticas da chegada de D. João VI (1808) e da Independência (1822). A criação da Academia Imperial de Belas Artes. O neoclassicismo.

3/10 – Professor Luiz Gustavo – Meados do século XIX: o Segundo Reinado. A consolidação da nação e a construção do seu imaginário. As transformações da Academia Imperial de Belas Artes. A absorção do romantismo: a pintura histórica e o indianismo.

10/10 – Professor Luiz Gustavo – Passagem do século XIX para o século XX: as mudanças econômicas e políticas. A abolição e a república, o processo de modernização do país. A absorção do romantismo paisagista, do realismo, do impressionismo, do simbolismo e do art-nouveau. A arquitetura eclética.

17/10 – Professor Luiz Gustavo – O século XX: as vanguardas européias nas duas primeiras décadas. A consolidação das correntes abstratas geométricas nos anos 30 e 40.

24/10 – Professora Angela Âncora – O predomínio do abstracionismo informal na década de 50. A arte pós-moderna a partir da década de 60.

31/10 – Professora Angela Âncora – Anos 10 e 20: a República Velha e o Tenentismo. Os antecedentes do modernismo. A Semana de 22. O “pós-semana”: os movimentos pau-brasil e antropofagia.

7/11 – Professora Angela Âncora – A revolução de 30: Getúlio Vargas e o Estado Novo. A opção pelo figurativismo e pelo nacionalismo (a questão social). A formação de grupos de artistas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A expansão para os demais estados. O racionalismo e o organicismo na arquitetura. A criação de museus.

14/11 – Professora Angela Âncora – Anos 50: o governo JK e o desenvolvimentismo. O início das bienais de São Paulo. O concretismo paulista. O neoconcretismo carioca. O informalismo.

21/11 – Professora Angela Âncora – Anos 60 e décadas subseqüentes: o golpe de 64, os militares e a abertura. O desdobramento do concretismo: a pop-art. O desdobramento do neoconcretismo: a arte conceitual. A volta à figuração: a pop-art e o tropicalismo. As novas experiências visuais, revivalismos. Urbanismo e arquitetura moderna: a experiência de Brasília


Curso Multidisciplinar na Faculdade de Letras

Imagem 1

O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas do contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX. No mês de junho o curso entra no Terceiro Módulo, e o tema será o pensamento modernista, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras (FL/UFRJ). O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. A seguir, a programação da próxima semana:

Dia 14/06 – Artes Plásticas: Marcelo Campos (EBA). A idéia de pós-modernidade no Brasil e seus aspectos contraditórios. O neoconcretismo e a participação do espectador. A procura do imaginário urbano — e os ecos da pop arte. As exposições do MAM/RJ (Opinião 65, Nova objetividade), o contexto político e cultural e o retorno à figuração. Das apropriações dos anos 60 e 70 ao retorno à pintura dos anos 80. A arte contemporânea hoje: em busca da subjetividade e das memórias.

 

 

 


Simpósio sobre diabetes

Imagem 1

O Serviço de Nutrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realizará, dia 21 de julho, o simpósio “Diabetes Mellitus Tipo 1 — da fisiologia ao tratamento”. O evento é voltado para profissionais de saúde, médicos residentes, estudantes da graduação e da pós-graduação, e acontecerá no Auditório Alice Rosa, no 12º andar, do HUCFF, campus da Ilha do Fundão.

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sala 9E14 da Nutrologia. Mais informações no telefone 2562-2730.

A seguir os temas do debate:

- Epidemiologia - Professor José Egídio Paulo de Oliveira (UFRJ)

- Histórico dos avanços do tratamento - Professor Adolpho Milech (UFRJ)

- DM tipo 1 em diferentes faixas etárias - Dr. Marcus Miranda de Oliveira (UFRJ), Dra. Renana Szundy Berardo (UFRJ), Dra. Melanie Rodacki (UFRJ - IEDE)

- Transplantes de pâncreas e de ilhotas - Professor Jorge E. P. Soares (UFRJ - UERJ)

- Transplante autólogo de células tronco - Professor Julio Voltarelli (USP Ribeirão Preto)

- Outras doenças auto-imunes associadas - DR. Jorge Luescher (UFRJ)

- Suporte educacional - Enfermeira Maria Angélica O. Silva (UFRJ)


Curso de extensão no IPUB

Imagem 1

O Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ realiza toda sexta-feira, as 10h30min, um curso de extensão no Auditório Leme Lopes, Av. Venceslau Brás 71, fundos, campus da Praia Vermelha.

O próximo está confirmado para o dia 30 de junho, com o tema Construindo identidades: estudos de narrativas na interface da análise do discurso, da psiquiatria e da psicanálise, com as professoras Branca Telles Ribeiro (Universidade de Harvard & UFRJ), Marci Doria Passos (UFRJ & Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro – SBPRJ), Maria Tereza Lopes Dantas (UFRJ & PUC-Rio) & Mariana Barcinski. O evento é coordenado pelo Dr. Elie Cheniaux e presidido pelo professor Marcio Versiani.