• Edição 117
  • 08 de junho de 2006

No Foco

O mito do elitismo

Aline Durães

foto no foco

Uma recente pesquisa realizada pela UFRJ constatou que 71,8% dos alunos que entram na universidade são provenientes de escolas particulares. O questionário sócio-cultural respondido pelos estudantes no momento da inscrição para o vestibular serviu como base para a avaliação. A pesquisa, no entanto, não é suficiente para concluir um suposto caráter elitista da instituição, pois as estatísticas limitam-se a reproduzir a desigualdade no percentual de inscritos.

O número de alunos de escolas particulares que concorrem a uma vaga na universidade é muito superior ao de estudantes da rede pública. Cerca de 63% dos candidatos estudaram, pelo menos, um ano em escolas privadas, contra 32,2% que cursaram todo o Ensino Médio em instituições públicas. Além disso, apenas 15% dos jovens que saem de escolas estaduais fazem o exame da UFRJ.

Na opinião de Mônica Conde, coordenadora administrativa da Comissão do Vestibular da UFRJ, poucos colégios públicos estimulam seus alunos para o Ensino Superior. “A diferença é social. Esses jovens, muitas vezes, não têm sequer apoio dentro de casa para tentar uma vaga na universidade”, complementa.

[ Leia mais no site de notícias de UFRJ ]