• Edição 116
  • 01 de junho de 2006

Resenha

Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização

 

capa do livro

Por Francisco Conte

As mutações societais contemporâneas, aquilo a que se convencionou chamar globalização, têm sido objeto de intensa produção intelectual. Para Néstor Garcia Canclini, diretor do Programa de Estudos sobre Cultura Urbana da Universidade Autônoma Metropolitana, México, uma perspectiva multicultural é necessária para compreender os fenômenos: não estaria em curso, como muitos autores afirmam, um processo de nivelamento e homogeneização, mas um “reordenamento” – sem efetivamente suprimi-las – das desigualdades e das diferenças sócio-culturais.

Consumidores e cidadãos analisa os impactos da globalização sobre as cidades e a indústria cultural da América Latina a partir desse viés metodológico. Este ponto de vista, entretanto, não significa qualquer opção localista, pois, como afirma Canclini, não é mais possível pensar e agir politicamente fora da globalização. Não se trata, também, vale sublinhar, da retomada de explicações anteriores das relações – colonial ou imperialista – entre o continente e os Estados Unidos e a Europa. As transformações nas maneiras de consumir, provocadas pela indústria cultural, alteraram as formas e as possibilidades de exercer a cidadania. Elas afetaram drasticamente a esfera pública: as campanhas eleitorais, por exemplo, sob seu impacto, migraram dos comícios e das praças para as telas de TV, dos debates ideológicos para o marketing.

Não se trata, sublinha Canclini, em depositar esperanças na conquista do Estado ou no suposto caráter revolucionário das camadas populares, mas de redefinir, ao mesmo tempo, o papel do Estado e da sociedade civil, o que implica em repensar as formas de participação política, como consumidores e cidadãos. Esse debate ganha, assim, urgente atualidade.

Autor: Néstor Garcia Canclini

Preço: R$ 32,00

Ano: 2005, 5ª edição