• Edição 115
  • 25 de maio de 2006

Ponto de Vista

Novo Anatômico favorece o estudo da Medicina

Priscilla Bastos

imagem ponto de vista

No mês de julho, será inaugurado o novo Anatômico do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ), que possibilitará, aos alunos de Medicina, conhecer a fundo a anatomia humana. Para falar sobre a importância do Anatômico e esclarecer suas atividades, o Olhar Virtual conversou com o chefe do Departamento de Anatomia, o professor José Garcia Ribeiro. Em uma entrevista abrangente e inovadora, o professor esclarece tudo que envolve o Anatômico, desde sua construção até os dias de hoje, passando por sua contribuição à Medicina e à própria UFRJ.

“O Departamento de Anatomia da UFRJ é o herdeiro da Escola de Anatomia e Cirurgia, implantada no Brasil com a chegada da família Real no início do século XIX. Naquela época, as atividades experimentais desenvolvidas pelos alunos de Medicina eram realizadas em laboratórios especiais que se tornaram conhecidos pela designação geral de Anatômicos.

O Anatômico da UFRJ era administrado, antes da reforma universitária de 1968, pela Faculdade de Medicina e foi transferido para a responsabilidade do Departamento de Anatomia do ICB quando ocorreu a mudança para o Fundão. Nessa época, funcionava nas salas do andar térreo do Bloco B do CCS. Nos anos seguintes, considerou-se mais recomendável transferi-lo para um setor do prédio mais protegido e discreto, tendo em vista o uso de cadáveres humanos, e o anatômico se mudou para o sub-solo do Bloco F. A instalação, no entanto, foi um tanto improvisada, e o anatômico funcionou de modo precário até que uma reforma de metade de sua área pudesse ser feita nos anos 1990.

A reforma se completou apenas neste ano, tendo o anatômico passado por uma fundamental obra de reestruturação promovida por recursos financeiros gerenciados pela Pró-Reitoria de Planejamento. Essa obra abre excelentes perspectivas em relação às aulas práticas utilizando cadáveres humanos, no sentido de otimizar as possibilidades didáticas do laboratório e permitir o enriquecimento do ensino de anatomia. Além do aumento significativo do número de cadáveres, as novas instalações permitirão o seu melhor aproveitamento, pois se adequam às necessidades crescentes da área de saúde.

Com esta reforma física, o Anatômico pode ser considerado, sem exagero, o espaço mais bem equipado para receber com dignidade e competência técnica os cadáveres humanos, indispensáveis para as aulas práticas e essenciais para a formação do médico e dos demais profissionais de saúde. Em razão disso, o Departamento de Anatomia está propondo à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro um convênio, cujo fim é restabelecer a captação de cadáveres - interrompida por deficiência de infra-estrutura e das condições de manutenção - de modo que o departamento disponibilize aos alunos um número cada vez maior de peças anatômicas para estudo, transformando, assim, o Anatômico do Departamento de Anatomia da UFRJ uma referência nacional.

O Departamento de Anatomia é o único atualmente, no país e na América Latina, a desenvolver o tratamento da peça cadavérica com procedimentos que permitem perenizar e guardar a qualidade desse material através da técnica de Plastinação. Hoje, dispomos de mais de 400 peças plastinadas, número ainda insuficiente para a demanda de ensino da área médica. Entretanto, um novo quadro se delineia. Com a nova estrutura, as modernas instalações e o incremento do acesso a maior número de cadáveres, a unidade de plastinação poderá ser racionalmente utilizada para a obtenção de peças anatômicas de rara qualidade didática, mantendo a UFRJ na vanguarda do ensino de Anatomia.

Uma das mais importantes possibilidades do Novo Anatômico é a realização de cursos de cunho prático, conhecidos como “Hands-On”. A tendência mundial de cursos “Hands-On” em educação médica continuada é resultado da rápida evolução da tecnologia de informação e de sofisticada instrumentação clínica, com a necessidade de atualização médica de forma jamais vista anteriormente. A estrutura didático-científica desse tipo de cursos em laboratórios anatômicos pode seguir vários padrões, desde modelos de treinamento em animais a modelos com estruturas artificiais e mesmo em cadáveres. No que se refere a estruturas crânio-espinhais, o modelo de treinamento em laboratório anatômico ainda é o que de melhor se dispõe para conseguir a integração tátil-cognitiva ideal. Neste sentido, as condições das modernas instalações do nosso Anatômico permitem oferecer cursos de formação continuada para médicos, em parceria com hospitais públicos, em diferentes segmentos da cirurgia. De fato, isto já é realidade, haja vista que recentemente foi oferecido pelo Departamento de Anatomia, em colaboração com o Serviço de Neurocirurgia do Hospital Clementino Fraga Filho/UFRJ, o primeiro Curso Prático Internacional de Instrumentação em Coluna Vertebral, com o patrocínio da Empresa Blackstone Medical Inc. Outras empresas como a Depuy Spine Johnson and Johnson também demonstraram interesse em estabelecer parcerias com o Departamento e o Hospital Universitário no sentido de promover atividades de formação médica continuada.

Diante desse quadro, o novo Anatômico possibilitará que os alunos de Medicina conheçam, a fundo, a anatomia humana, essencial para a formação médica e comecem a ter a vivência com as técnicas cirúrgicas”.

Anteriores