• Edição 111
  • 27 de abril de 2006

Fique de Olho

Conferência no IPUB

logo Forum de Ciencia e Cultura

O Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) realizará a Conferência do Jornal Brasileiro de Psiquiatria, no Centro de Estudos, no dia 12 de maio, às 10h.

Ocorrerá um café da manhã de boas vindas e a abertura será feita pelo professor Marcio Versiani, diretor do IPUB.

O evento terá duas palestras, uma com a professora Letícia Maria Furlanetto da UFSC, e outra com o professor Marco Antonio Brasil, da UFRJ, que falarão sobre o tema “Diagnosticando e tratando depressão no paciente com doença clínica”.

A Conferência será no Auditório Leme Lopes, no IPUB, localizado na av. Venceslau Brás, 71, fundos, no campus da Praia Vermelha.


Simpósio de Carnaval no FCC

logo HUCFF

O professor, escritor e compositor Fred Góes organiza, ao lado de Flora de Paoli Faria, o simpósio “Imaginários do carnaval no tempo e no espaço”.

Serão reunidos estudiosos que desenvolvem pesquisas sobre o universo carnavalesco. As inscrições são gratuitas e o limite é de cem vagas.

As conferências do simpósio serão reunidas no próximo número da revista Terceira Margem, do programa de pós-graduação em Ciência da Literatura, da Faculdade de Letras/UFRJ.

O evento acontece nos dias 4 e 5 de maio, no Forum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), localizado na av. Pasteur 250, 1º andar.

Mais informações no site www.pacc.ufrj.br/nucleo.php .


 

I Semana de Quadrinhos na ECO

Imagem 1

A Escola de Comunicação da UFRJ, em parceria com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), promove a I Semana de Quadrinhos, dos dias 10 a 12 de maio. O evento é inédito e objetiva aproximar a universidade da realidade dos quadrinhos, que ganham cada vez mais espaço, principalmente entre o público jovem.

Durante três dias, os interessados poderão assistir palestras sobre os temas explorados pelas histórias. Quadrinistas ilustres como Aroeira, Francisco Caruso, Miguel Paiva e Sérgio Cabral já confirmaram presença. Além dos debates, o evento vai oferecer workshops, com exposições de desenhistas amadores e profissionais. As editoras contarão com um espaço, onde divulgarão seus produtos relacionados a HQ.

A I Semana de Quadrinhos vai promover ainda um concurso de charges. O vencedor terá sua obra publicada por um jornal de grande circulação.

Para maiores informações veja o site: www.eco.ufrj.br.

 


Células-Tronco: seminário sobre uso terapêutico

Cartaz

No dia 28 de abril, a partir das 10h, no auditório Alice Rosa, no 12º andar, será realizado o Seminário de Células-Tronco: “Conceitos e Perspectivas de uso Terapêutico, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)”, sob patrocínio da Coordenação de Investigação Científica (CIC).

Na abertura do evento, será lançado o Programa de Terapia Celular (Protecel), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), criado pela Comissão de Pesquisa em Terapia Celular (CPTC) do HUCFF. Participarão da Solenidade de lançamento o reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira, o Decano do CCS, professor João Ferreira Filho, o diretor geral do HUCFF, professor Alexandre Pinto Cardoso, e a secretária-executiva do Protecel, professora Lea Míriam da Fonseca.

Às 10h30, a Drª Rosália Mendez-Otero, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ e integrante da CPTC, fará uma palestra sobre terapia celular.

Um dos objetivos da Comissão é aumentar a interação entre os envolvidos nos estudos sobre a terapia celular, visando o aperfeiçoamento e a difusão dos conhecimentos adquiridos, facilitando a aplicação da técnica.

Outras informações sobre a CPTC e o encontro podem ser obtidas com a comissão organizadora, pelos telefones 2562-2569 e 2562-2722, pelo fax 2562-2736 ou através do e-mail mcoelho@hucff.ufrj.br.

 


Seminário internacional sobre Biofármacos

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do seminário "Production of Biopharmaceuticals in Animal Cell Cultures" (Produção de Biofármacos em Culturas de Celulares de Origem Animal).

O evento, coordenado pela professora Leda Castilho, do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares, será promovido pela Coppe, em parceria com o Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia e o International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology, será realizado de 10 a 21 de julho, na Coppe.

Na primeira semana serão proferidas palestras relacionadas ao tema e na segunda semana serão realizadas atividades experimentais. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de maio, pelo site do programa de Engenharia Química (www.peq.coppe.ufrj.br ou www.peq.coppe.ufrj.br/biopharma/).

 

 


Chorinho nas universidades brasileiras

Imagem 1

No dia 4 de maio, começa o Circuito Instrumental Universitário. Uma série de quinze shows de choro que circulará pelas universidades públicas brasileiras até julho.

As apresentações, que serão gratuitas, mesclarão obras consagradas e desconhecidas, tradicionais e recentes, com interpretações modernas e eletrizantes e levarão aos palcos o conjunto Quatro a Zero, com a participação de Joel Nascimento.

O projeto, que é patrocinado pela Petrobras, visa estimular o gosto pela música instrumental brasileira, em especial a linguagem do choro.

Na UFRJ, o evento acontecerá no dia 11 de maio, às 12h, no auditório do centro de Tecnologia, bloco A, campus do Fundão.

Outras informações para a imprensa e imagens dos músicos podem ser obtidas pelos telefones ou e-mails (11) 3676-1264, 9464-2098, betinapiva@uol.com.br (Betina Piva), 8507-2113, claudiacorbett@uol.com.br (Claudia Corbett).