• Edição 110
  • 20 de abril de 2006

Fique de Olho

IX Vide Vídeo

logo Forum de Ciencia e Cultura

Entre os dias 20 e 29 de abril, acontecerá o IX Festival Universitário de Cinema e Vídeo da UFRJ — mostra de curtas universitários organizada pelos alunos da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ).

O festival será realizado em dois locais: no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM – ECO/UFRJ), das 13h às 18h, na avenida Pasteur, 250, fundos, Botafogo; e na Casa França Brasil, das 18h às 22h, na rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro.

No dia 20, o IX Vide Vídeo manterá a tradição e fará uma cerimônia de abertura, no auditório da CPM, na qual serão apresentados os vídeos vencedores da edição de 2005.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.eco.ufrj.br/videvideo ou pelos telefones: 3873-5076 e 8714-1311.

 


Células-Tronco: seminário sobre uso terapêutico

logo HUCFF

No dia 28 de abril, a partir das 10h, no auditório Alice Rosa, no 12º andar, será realizado o Seminário de Células-Tronco: “Conceitos e Perspectivas de uso Terapêutico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)”, sob patrocínio da Coordenação de Investigação Científica (CIC).

Na abertura do evento, será lançado o Programa de Terapia Celular (Protecel) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), criado pela Comissão de Pesquisa em Terapia Celular (CPTC) do HUCFF. Participarão da Solenidade de lançamento o reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira, o Decano do CCS, professor João Ferreira Filho, o diretor geral do HUCFF, professor Alexandre Pinto Cardoso, e a secretária-executiva do Protecel, professora Lea Míriam da Fonseca.

Às 10h30, a Dra. Rosália Mendez-Otero, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e integrante da CPTC, fará uma palestra sobre terapia celular.

Um dos objetivos da Comissão é aumentar a interação entre os envolvidos nos estudos sobre a terapia celular, visando o aperfeiçoamento e a difusão dos conhecimentos adquiridos, facilitando a aplicação da técnica.

Outras informações sobre a CPTC e o encontro podem ser obtidas com a comissão organizadora do evento, pelos telefones: 2562-2569 e 2562-2722, fax 2562-2736 e e-mail mcoelho@hucff.ufrj.br


 

Mesa-Redonda na Casa da Ciência da UFRJ

Imagem 1

A Casa da Ciência da UFRJ realiza, dia 24 de abril, às 14h, uma Mesa-Redonda sobre o tema “História da divulgação científica no Brasil: Uma viagem aos anos Pós guerra”.

A Mesa-Redonda contará com as presenças dos professores Ildeu de Castro Moreira (Instituto de Física/UFRJ), Bernardo Jefferson de Oliveira (UFMG), do jornalista e escritor Bernardo Esteves (Revista Ciência Hoje) e José Leandro Cardoso (Doutorado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz).

Na ocasião haverá o lançamento do livro Domingo é dia de ciência – História de um suplemento dos anos pós guerra, de Bernardo Esteves.

Mais informações pelo e-mail cestudos@coc.fiocruz.br.

 


Seminário “Mídia da Crise ou Crise da Mídia”

Cartaz

A Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) realizará, nos dias 26, 27 e 28 de abril, o Seminário Internacional sobre Mídia e Democracia e novas formas de ativismo político, intitulado “Mídia da Crise ou Crise da Mídia”.

Os temas do seminário são a relação da mídia com os processos democráticos, seu poder de governo e influência e as novas formas de ativismo político, estético e midiático.

O evento acadêmico visa debater o papel da mídia tanto na radicalização da democracia, quanto no seqüestro da opinião pública, e acontece no Auditório do CFCH da UFRJ, localizado no campus da Praia Vermelha, na avenida Pasteur, 250.

Mais informações pelos telefones 3873-5067 e 22959449, ou pelo e-mail ecoufrj@uol.com.br .

Confira a programação completa no site da ECO/UFRJ http://www.eco.ufrj.br/.

 


II Feira do Livro das Editoras Universitárias do Rio de Janeiro

Imagem 1

Acontecerá do dia 24 a 28 de abril, de 9h às 18h, a II Feira do Livro das Editoras Universitárias do Rio de Janeiro, o evento, localizado no campus da Praia Vermelha (ao lado da piscina), exibirá diversos livros a serem vendidos com 50% de desconto. O apoio é da Editora UFRJ, Forum de Ciência e Cultura, Fundação Universitária José Bonifácio, Sintufrj e a Prefeitura Universitária.

Na programação, os visitantes poderão assistir, no dia 26, às 16h, eventos folclóricos, promovidos pela Companhia Folclórica da UFRJ, da Escola de Educação Física e Desportos, e, ainda, uma peça teatral de Johann von Goethe, a Tragédia de Margarida, que será encenada por alunos do curso de Direção Teatral da Escola de Direção Teatral da UFRJ, no dia 27, às 15h, na Sala Anísio Teixeira, na Faculdade de Educação.

 

 


I Semana de Quadrinhos na ECO

Imagem 1

A Escola de Comunicação da UFRJ, em parceria com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), vai promover uma semana de histórias em quadrinhos dos dias 10 a 12 de maio. O evento é inédito e objetiva aproximar a Universidade da realidade dos quadrinhos, que ganham cada vez mais espaço, principalmente entre o público jovem.

Durante três dias, os interessados poderão assistir a palestras sobre os temas explorados pelas histórias. Quadrinistas ilustres como Aroeira, Francisco Caruso, Miguel Paiva e Sérgio Cabral já confirmaram presença. Além dos debates, o evento vai oferecer workshops, com exposições de desenhistas amadores e profissionais. As editoras contarão com um espaço, onde divulgarão seus produtos relacionados a HQ.

A I Semana de Quadrinhos vai promover ainda um concurso de charges. O vencedor terá seu desenho publicado por um jornal de grande circulação.